Capacitação

O que é?

A capacitação é um processo estruturado de aprendizado e desenvolvimento voltado para os servidores públicos, com o objetivo de: aprimorar habilidades, conhecimentos técnicos e comportamentais, alinhar atitudes à cultura de inovação e às diretrizes da administração pública; fortalecer a qualidade do atendimento ao cidadão; preparar os servidores para lidar com novas ferramentas, normas e demandas sociais; promover mudanças organizacionais por meio da valorização, sensibilização e engajamento dos servidores.

Ou seja, capacitar vai além de ensinar: é estruturar condições para que os servidores públicos evoluam profissionalmente, adotem práticas mais eficazes, inclusivas e humanas, e colaborem ativamente na melhoria contínua dos serviços públicos.

Contexto

A adoção de um Plano Permanente de Capacitações surge como iniciativa estratégica e pioneira, voltada à consolidação da Política Municipal de Atendimento à(o) Cidadã(o), desenvolvendo competências ainda ausentes no escopo dos servidores. A ampliação dos canais integrados de atendimento demandou realinhamento de habilidades e uma postura inovadora de toda a burocracia envolvida. Com base no Decreto Municipal nº 58.426/2018 e reflexões internas da CASP (Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos), foram definidos três eixos estruturantes para as capacitações, com temas ligados à inovação e gestão da mudança, considerando a realidade do atendimento no município de São Paulo.

A oferta de capacitações está alinhada ao planejamento estratégico da CASP, atuando como ferramenta de estímulo à mudança, desenvolvimento profissional e engajamento dos servidores. A CASP, ao promover ações de capacitação, contribui para a evolução dos servidores e fortalece a capacidade burocrática da Administração Municipal, criando condições para implementar políticas públicas de forma mais eficaz e responsiva à população.

Três eixos estruturantes do Programa de Capacitação

Foco na valorização dos servidores e na melhoria do atendimento, promovendo cultura organizacional voltada à inovação e à satisfação do cidadão.

- Inteligência Emocional;
- Autodesenvolvimento;
- Gestão da Liderança.

- Padronização de procedimentos;
- Linguagem inclusiva e acessibilidade;
- Simplificação de processos.

- Melhoria contínua a partir da experiência do usuário;
- Sensibilização dos servidores e conscientização cidadã.

Capacitações voltadas à modernização, desburocratização e integração dos serviços.

- Desburocratização e inovação nos serviços públicos;
- Integração dos canais de atendimento;
- Gestão de projetos aplicados ao atendimento;
- Mapeamento e redesenho de processos;
- Planejamento estratégico setorial com foco no cidadão.

Promoção de um serviço mais inclusivo, transparente e democrático, alinhado com as demandas da sociedade.

- Acesso democrático aos serviços e informações públicas;

- Migrantes;
- Idosos;
- Comunidade LGBTQIA+;
- Pessoas com deficiência.

- Mecanismos de avaliação da qualidade do atendimento;
- Acesso à informação (Lei nº 12.527/2011 e Decreto nº 53.623/2012);
- Práticas de transparência e accountability.

- Engajamento cidadão com o lema: "Problema do governo, problema nosso."

Rolar para cima